Consultores e executivos de grandes organizações vão falar sobre diversas áreas de conhecimento. Confira as palestras, participe e reflita sobre desafios e oportunidades do mercado atual.

Todas as palestras são gratuitas e as vagas são limitadas. Inscreva-se: https://bit.ly/2ILuLY0

Sobre as palestras:

24/05 às 19h | Finanças Pessoais e Finanças Comportamentais

José Carlos Abreu
Coordenador do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

Doutor em Finanças pela PUC-RJ. Mestre em Business Administration pela Columbia University, New York. Possui 24 anos de experiência na área financeira, tendo atuado como executivo e consultor em diversas instituições nos Estados Unidos e no Brasil. Atualmente, é Coordenador Acadêmico e Professor de Pós-Graduação da FGV.
Nesta palestra será mostrado como uma pessoa pode montar uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil de investidor. Serão apresentados os principais tipos de investimentos disponíveis e a lógica financeira de cada tipo. Serão mostrados os resultados que se pode esperar de cada portfólio de investimentos

Nesta palestra será mostrado como uma pessoa pode montar uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil de investidor. Serão apresentados os principais tipos de investimentos disponíveis e a lógica financeira de cada tipo. Serão mostrados os resultados que se pode esperar de cada portfólio de investimentos.

28/05 às 19h | Mandatory Disclosure Rules – Seremos obrigados a revelar nossos Planejamentos Tributários para o Fisco?

Felipe Dutra
Coordenador do curso Analista de Tributos

Doutorando. Mestre em Direito Tributário, com estudos realizados no Brasil e no exterior. Especializado em Planejamento Tributário e Reestruturações Empresariais, com Ênfase em Estratégia e Inovação. Professor e Palestrante nas instituições FGV, IBMEC, PUC-Rio, etc. Advogado com mais de 20 anos de experiência em Consultoria Tributária Estratégica. Dentre os clientes já atendidos, podem ser citados: Ambev, Braskem, BRF, Casa Granado, Eletronuclear, Embratel, Enel Power, Estado do Rio de Janeiro, Fundação Souza Cruz, Globo, Grupo Pão de Açúcar e Ipiranga. Atuou como Consultor da Deloitte, Sócio do Escritório BT Advogados, e Sócio da C3 Consultores.

29/05 às 19h | Indústria 4.0 – Os novos Modelos de Gestão: Máquinas ou Gente? Quem comandará?

Prof. Jorge Bruno
Ex-funcionário da Petrobrás, Consultor de Empresas e Professor Universitário. Ex-Oficial de Máquinas da Marinha Mercante, Bacharel em Ciências Náuticas pela Marinha do Brasil, Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Especialista em Qualidade e Produtividade, Professor/Sub-Coordenador do Programa de MBA em Petróleo e Gás da Fundação Getúlio Vargas, desde 2002, onde ministra as disciplinas: Competências Gerenciais, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Pessoas, Planejamento Estratégico, Gestão da Qualidade e orienta diversas monografias sobre temas da indústria de petróleo e outros. Como Consultor atende regularmente a Petrobras, BR Distribuidora, Transpetro, Furnas e outras empresas.

Considerando que o sistema de produção vigente influencia o comportamento social, faremos um passeio pela história humana observando a evolução das tecnologias (Inovação) e suas repercussões sobre a Sociedade. Na atualidade um novo analfabetismo começa a surgir, embalado pelos princípios da Indústria 4.0. Máquinas, humanos, sistemas, ambientes ciber-físicos, Inteligência Artificial e outros recursos misturam-se em um intrincado processo de Transformação Digital. Possuímos plena consciência do que está vindo pela frente, ou somente uma nebulosa visão?

Na palestra serão abordados os seguintes temas: O caminho da Inovação, A evolução dos Sistemas de Produção, Tecnologias e seus impactos sociais, Evolução Linear x Evolução Exponencial, O novo analfabetismo, Indústria 4.0, O processo de Transformação Digital e Máquinas ou Gente? – Qual o modelo de gestão afinal?

05/06 às 19h | Transformação digital e a percepção do consumidor

Vitor Lima
Coordenador do curso Analista de Mídias Digitais

Sócio-diretor da Branded, palestrante, coordenador, professor de extensão, graduação, pós-graduação e MBA da ESPM e FGV. Graduado em Publicidade e Propaganda, possui extensão em Branding pela ESPM, MBA em Marketing e Mestrado em Administração de Empresas pela FGV. Vencedor do prêmio WorldStar 2008, na África. Trabalhou com grandes marcas como Coca-Cola, L’Oréal, Firjan, Petrobras, Globo e Turma da Mônica. Citado pela revista americana Social Media Marketing Magazine como um dos TOP 100 professores de Marketing no Twitter.

06/06 às 19h | Compliance: Como as empresas estão se estruturando para este novo cenário de conformidade

Profª. Ana Cristina Freire
Mais de 25 anos de experiência nacional e internacional em empreendimentos de grande porte e relevância estratégica na área de infraestrutura , atua hoje como consultora com foco em Governança Corporativa, Compliance, Gestão de Riscos, Auditoria Interna, Planejamento e Controles Internos.

Diante de tantos escândalos de corrupção que assolam o país, que extrapolam a esfera política, empresas começam a implantar diretrizes de conformidade, Compliance, por vontade ou por necessidade.

O fato é que, para que haja sucesso nos negócios não é suficiente atualmente que as empresas tenham competência técnica e que estejam estruturadas financeiramente, elas precisam provar aos seus principais steakholders que possuem robustas diretrizes de integridade permeando em todo ambiente corporativo.

Entender como estar preparado para esse novo cenário e conhecer seus benefícios é o foco principal da palestra.

07/06 às 19h | Finanças para Empreendedores

Ilda Spritzer
Coordenadora do curso Analista de Finanças

Doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPE (2002), Mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPEAD (1986), Especialização em risco de crédito no JP Morgan-CHASE (1982), e Graduação em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas – EBAPE (1980). Experiência acadêmica: coordenador acadêmico e professor da Fundação Getúlio Vargas na área de administração financeira, professor associado no departamento de ensino superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Executiva em instituições financeiras nacionais e internacionais, nas áreas de risco de crédito e controladoria. Projetos de pesquisa: Inovação tecnológica, educação financeira e Revisor de projeto em Agência de Fomento. Prêmio Administradora – CRA/RJ.

As decisões financeiras estão cada vez mais complexas, o que amplia o risco e compromete a sustentabilidade dos empreendimentos. Apesar do crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil, sabe-se também que muitas não sobrevivem aos primeiros anos de vida, em razão da competição do mercado e da falta de conhecimento adequada para a gestão do empreendimento. Serão apresentadas as principais ferramentas e as novas tecnologias para planejar e monitorar as decisões de investimento e financiamento, e enfrentar as novas exigências da economia global e garantir o desenvolvimento sustentável das empresas.