O MBA Pleno, programa de Mestrado Americano em Administração de Negócios, é a opção ideal para aqueles que gostariam de realizar um MBA no exterior, mas que estão impossibilitados por não poderem se ausentar do país durante dois anos. O calendário do curso é composto por duas fases: uma nacional e outra internacional. Tal formatação permite aos alunos uma conciliação entre sua vida profissional e acadêmica, pois as etapas podem ser cursadas em épocas distintas, possibilitando ao aluno conciliar sua vida profissional com a acadêmica.
O currículo do Mestrado Internacional (MBA Pleno), é composto de três etapas que podem ser contratadas e cursadasseparadamente e em épocas distintas. Tal formatação permite aos alunos uma conciliação de sua vida profissional eacadêmica:

1) ETAPA DE ESPECIALIZAÇÃO – Ministrada em português, é composta de um programa de MBA Pós-GraduaçãoEspecialização da FGV no Brasil, em periodicidade de acordo com o curso escolhido pelo aluno. Quem já frequentou e foiaprovado em um programa de MBA da FGV está dispensado desta Etapa.

2) ETAPA NACIONAL – Ministrada no Brasil em português, por professores credenciados pela Ohio University.

3) ETAPA INTERNACIONAL – Ministrada em Inglês no Brasil(2 semanas) e nos Estados Unidos(25 a 30 dias).

OBJETIVOS

É um programa voltado para a formação teórica e prática dos que buscam ferramentas para o direcionamento da estratégia de organizações, atuando em nível global. É uma opção de alto nível para aqueles que aceitam o desafio da renovação, possibilitando-lhes enfrentar, com sucesso, a complexidade de uma economia cada vez mais competitiva.

PROGRAMAS

Etapa de Especialização (MBA FGV)

Ministrada em português, é composta de um programa de MBA Pós-Graduação Especialização da FGV. O aluno escolhe oprograma mais adequado à sua formação. Quem já frequentou e foi aprovado em um programa de MBA da FGV estádispensado desta Etapa. Confira os cursos disponíveis em www.ibs.edu.br

LOCAIS E HORÁRIOS: Os programas possuem duração, locais e horários de realização de acordo com o programa e aunidade escolhida pelo aluno.

DURAÇÃO PREVISTA: 18 meses

Etapa Nacional

Para participar desta Etapa o aluno deve estar cursando ou ter concluído a Etapa de Especialização. É ministrada no Brasilem português, por professores credenciados pela Ohio University, é composta de 4 disciplinas iguais à do programa americano:

· Financial Market

· Data Analysis for Decision Making

· Managerial Marketing· Foundations of Accouting

LOCAIS E HORÁRIOS: As aulas são ministradas quinzenalmente aos sábados (pela manhã e à tarde)nas unidades FGV deBelo Horizonte, Campinas e Rio de Janeiro. O aluno escolhe a unidade onde ele irá cursar.DURAÇÃO PREVISTA: 8 meses

Etapa Internacional

Esta Etapa é composta de 03 (três) períodos de imersão (manhã e tarde), denominadas ¨residências, uma por semestre.Nestas residências, duas no Brasil e uma nos EUA, os alunos têm aulas em período integral, ministradas em inglês, porprofessores da Ohio University:No intervalo entre as residências, os alunos participarão de vídeo conferências com os professores norte- americanos,para orientação dos trabalhos e estudos. A formatura será em uma das três cidades (Belo Horizonte, Campinas ou Rio deJaneiro), geralmente no mês de março do ano subsequente ao da última residência.

-MBA 6315 – Accounting for Executives

-MBA 6325 – Business Analyticsü MBA 6335 – Managerial Finance

-MBA 6340 – Organizational Behavior and Human Resource Management

-MBA 6360 – Strategic Use of Information.

-MBA 6370 – Operations Managementü MBA 6350 – Strategic Marketing Supply Chain Management.

-MBA 6380 – Strategic Management

-MBA 6931 – Independent Study

-Applied Research Project (ARP)

LOCAIS, DATAS E DURAÇÃO:

· 1ª RESIDÊNCIA – Campinas / SP – 22 a 26/09/14

· 2ª RESIDÊNCIA – Belo Horizonte / MG (ou Rio de Janeiro / RJ) – 06 a 10/04/15

· 3ª RESIDÊNCIA – Athens / USA – Campus da OHIO University – Com duração entre 3 a 4 semanas, será realizada em Novembro/Dezembro de 2015, em data a ser definida.

No intervalo entre as residências, os alunos participarão de vídeo conferências com os professores norte- americanos,para orientação dos trabalhos e estudos. A formatura será em uma das três cidades (Belo Horizonte, Campinas ou Rio deJaneiro), geralmente no mês de março do ano subsequente ao da última residência.

PÚBLICO ALVO

O Mestrado Internacional (MBA Pleno) é a opção ideal para aqueles que gostariam de realizar um MBA no exterior, mas que estão impossibilitados, por não poderem se ausentar do país durante dois anos. O calendário do curso foi elaborado para permitir ao executivo conciliar um projeto acadêmico internacional com suas atividades profissionais.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Unico MBA realizado no Brasil/EUA reconhecido pelo departamento de Estado Norte Americano. Alunos do MBA Executivo FGV estão dispensados do Management Admission Test. Aluno não tem que se ausentar do brasil por 2 anos (não impactando na sua vida Familiar e profissional).

 

– O programa permite ao aluno que cursar o MBA sem se ausentar do Brasil durante 2 ou 3 anos como nos programas tradicionais.
– Mantém o executivo em contato com o mercado de trabalho brasileiro, além de não gerar transtornos, como a mudança da família para o exterior.
– Por continuar trabalhando, a renda mensal fica garantida, e o aluno tem a oportunidade de aplicar imediatamente os conhecimentos adquiridos, reforçando os conceitos adquiridos em sala de aula.
– O valor do investimento em relação aos outros MBAs nos EUA é significativamente menor, além de não existiram despesas extras para sua manutenção nos EUA, como aluguel, alimentação, etc.
– Com um programa que acompanha o padrão internacional na área de formação de executivos, o Mestrado Internacional (MBA Pleno) prepara profissionais que possuem vivência prática de mercado, agregando-lhes uma sólida bagagem acadêmica internacional em administração de negócios.
– Traz para as empresas nacionais exemplos de best-pratices vigentes nas empresas Americanas, Européias e Asiáticas.
– Formação acadêmica global, capaz de fomentar o processo de inserção da economia brasileira nos mercados internacionais.
– Interação com executivos de diversos backgrounds, fomentando o networking e trazendo diferentes perspectivas para a sala de aula.
– Desenvolve uma rede de relacionamentos internacional, de modo a gerar novos negócios e alavancar as carreiras dos seus participantes.
– Reconhecimento no meio acadêmico internacional como um título de MBA (Mestrado Americano em Administração de Negócios), concedido por uma das principais universidades públicas dos Estados Unidos.
– O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) pode ser apresentado até 6 meses antes da Fase Internacional.

CERTIFICAÇÃO

Ao final da conclusão da fase nacional e internacional  será fornecido pela Ohio University – USA, aos alunos que atenderam os critérios de aprovação estabelercidos no regulamento do curso, um diploma de Master of Business administration, reconhecido oficialmente pelos EUA como titulo de Mestrado.

A quem optar inicialmente pela fase nacional do Mestrado Americano (MBA PLENO) e tiver concluido a fase de especialização do MBA FGV,  será concedido pela OHIO UNIVERSITY um certificado com validade de Extension nos EUA. O aluno poderá cursar posteriormente a fase internacional para obter o certificado de Master of Business Administration.