Fondazione CUOA – Centro Universitario di Organizzazione Aziendale. Fundada em 1957, está entre as três melhores Escolas de Negócios da Itália, e a sua Business School é apoiada pelas Universidades de Pádua, Veneza, Verona, Trento, Trieste e Udine, bem como por empresas, associações empresariais, bancos e órgãos públicos.

A Itália é um grande centro de inovações em diversas áreas, principalmente na área de design, inovação e tecnologia, que são traduzidos em marcas com Diesel, Ducati, Ferrari, Lamborghini e Benetton, dentre outras.

OBJETIVO

O objetivo do programa é ampliar os conceitos e conhecimentos obtidos nos cursos de MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas‐FGV, nível Especialização, com uma abrangência internacional.

PROGRAMA

  • Pequenas e Médias empresas italianas: Distritos Industriais e Cluster;
  • Visitas as empresas;
  • Competitividade internacional: metodologia e experiências;
  • Qualidade e inovação nas empresas italianas;
  • Juntos para competir.

PRÉ-REQUISITOS

Podem Participar do programa, todos os profissionais, empresários e executivos que desejam agregar esse diferencial de conhecimento, visando destacar-se no atual mercado competitivo de trabalho.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:

Prof. Pedro Carvalho de Mello, PhD. Economia, University of Chicago e Coordenador Internacional da FGV Management.

Prof. Miguel Lima, Doutor em Comunicação Empresarial, Universidade Federal do Rio de Janeiro‐UFRJ, Ex‐Gerente de Exportação da Petrobras Comércio Internacional S/A‐Interbras e da Braspetro e Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Empresarial e do MBA em Comércio Exterior da FGV Management.

COORDENAÇÃO GERAL:

Prof. PhD Paolo Bellamoli, Diretor da Business School da Foudazione CUOA – Centro Universitario di Organizzazione Aziendale.

DOCENTES:

O quadro de professores do programa pertence à Fondazione CUOA e suas coligadas na Itália.

Os módulos 3 e 5 serão ministrados pelo Prof. Nicolau Minervini, italiano que viveu 20 anos no Brasil e foi Diretor da KPMG e Gerente de Exportação Brown e Boveri. É o autor do consagrado “O Exportador”, lançado no Brasil em 1991 pela Pearson Prentice Hall.

Há 15 anos o Prof. Minervini retornou à Itália, onde é Diretor da Internacional Marketing Consulting S.A.S. em Bérgamo, que presta consultoria à empresas que fazm negócios no Brasil e vice-versa.