A Ohio University é uma das principais universidades públicas dos Estados Unidos. Além do seu elevado conceito e tradição acadêmica, a Universidade de Ohio fundada em 1804, é conhecida por grandes pesquisas na área médica e de Engenharia de Aviação, sendo que em 2009 ganhou o prêmio Nobel de química. Seu curso de Business possui hoje convênios por diversos países do mundo, sendo um dos principais deles com o Brasil. Por entender que o Capital Humano é um componente indispensável na composição de valor das organizações públicas e privadas, a FGV e a Ohio University, através da Voinovich School of Leadership and Public Affairs, montou este programa inovador voltado para os gestores e executivos envolvidos com a área pública. Este curso apresenta ferramentais sobre como criar multiplicadores gerenciais na gestão pública, procurando a eficácia e a eficiência no atendimento ao cidadão.

OBJETIVO

Possibilitar aos alunos a oportunidade de agregar uma formação acadêmica internacional ao seu currículo;

  • Contato com um dos maiores centros de desenvolvimento para profissionais envolvidos com a área pública;
  • Formação de network com alunos da FGV e profissionais da área, de diversas partes do Brasil, além do corpo docente e discente da Voinovich School e da Ohio University;

Ampliar os conhecimentos obtidos no MBA da FGV. PROGRAMAS O Programa é composto de 40 h/a de atividades acadêmicas, com tradução simultânea e acompanhamento de um coordenador brasileiro durante o curso nos EUA, sendo que a hora-aula, para todos os efeitos, é de 45 minutos. As disciplinas a serem estudadas na Voinovich School serão sempre disciplinas de interesse geral dos alunos. Esta programação é de responsabilidade da Voinovich School e da Ohio University, e a cada nova turma estas disciplinas serão revisadas e atualizadas. Eventuais alterações que ocorrerem estarão sempre objetivando manter ou melhorar a qualidade da programação, ou atender casos de força maior. A informação sobre a programação definitiva e detalhada de cada turma e dos demais documentos pertinentes à viagem, será disponibilizada aos participantes, quando da confirmação da mesma. Disponibilizamos abaixo, a programação prevista, para fins de informação. Esta programação poderá sofrer alterações em função de horários de vôos, de programações ou de agendamento de professores, que não são de responsabilidade da FGV/Conveniada.

Primeiro Dia – Sábado Saída do Brasil de acordo com a sua programação de viagem.

Segundo Dia – Domingo Chegada ao Aeroporto Internacional de Columbus/Ohio, de acordo com cada plano de vôo. A Ohio University disponibilizará traslado rodoviário de cortesia entre o aeroporto e o Campus em Athens, para o Hotel “The Ohio University Inn” (www.ohiouniversityinn.com), em um horário pré-determinado. Antes de seguir para o hotel, os alunos serão levados para fazer compras no Easton Mall, na cidade de Columbus.

Terceiro Dia – Segunda-Feira ‘’Human Capital Applied to Public Businesses (Capital Humano Aplicado aos Negócios Públicos)’’ ; ‘’Marketing for Public Organizations (Marketing pára Organizações Públicas)’’ ; ‘’E-Governance’’ ; Estudo de caso em grupo.

Quarto Dia – Terça Feira ‘’Public Management with focus in Logistics – Transportation & Communications (Gerência Pública com foco em Logística – Transporte/Comunicações)’’ ; ‘’The City Manager & The Public Budget (O Gerente da Cidade & Orçamento Público)’’ ; ‘’METT-T The Combat Edge Applied to Public Service (Estratégia Militar Aplicada à Administração Pública)’’

Quinto Dia – Quarta Feira ‘’Government Standardization & Project Management (Padronização Governamental e Gerência de Projetos)’’ ; ‘’TQC, Reengeneering, Kaizen Theory & Lean Manufacturing applied to Public Service (TQC, Reengenharia, Teoria Kaizen & Lean Manufactoring aplicado ao Serviço Público)’’ ; “Visitas Técnicas a Locais Públicos (Prefeitura, Sistema 911, Sistema Judicial)’’

Sexto Dia – Quinta Feira ‘’Leadership in Public Service (Liderança no Serviço Público)’’ ; ‘’E-Procurement – Fighting Corruption in Public Service (EProcurement – Combatendo a corrupção no Serviço Público)’’ ; Cerimônia de Encerramento, entrega dos certificados e jantar de confraternização. Visitas Técnicas a Locais Públicos (Prefeitura, Sistema 911, Sistema Judicial)

Sétimo Dia – Sexta-Feira Meeting com Executivos da área pública de Ohio.

Oitavo Dia – Sábado Retorno ao Brasil dentro da logística de seu plano de vôo.

PÚBLICO ALVO

Voltado para executivos e profissionais envolvidos com a área pública.

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

1. Preciso ter um MBA para participar? Não é necessário o aluno ter um MBA para participar do programa. Para os alunos que tiverem um MBA da Fundação Getulio Vargas, será emitido um certificado de MBA Executivo Internacional, após a aprovação no TCCI (Trabalho de Conclusão de Curso Internacional).

2. Preciso definir a data de minha viagem no momento da matrícula no Programa? O aluno pode ser matricular e deixar para optar posteriormente pela data de sua melhor conveniência. As datas são divulgadas no início de cada ano.

3. Como faço para marcar minha viagem? Os alunos optam pela data da sua viagem quando da divulgação das datas previstas (no início de cada ano), quando então preencherão o formulário ‘’Termo de Compromisso’’. As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos ‘’Termos de Compromisso’’. O aluno deve aguardar a confirmação de sua participação na turma escolhida.

4. Que visto será necessário? Existe algum processo de assistência para a obtenção do visto? Para a participação em seminários e cursos nos EUA, é necessário o visto B-1. A responsabilidade pela obtenção do passaporte junto à Polícia Federal, do Visto junto ao Consulado Americano, bem como da admissão em território americano, é do participante. Prestaremos auxílio na divulgação das informações para obtenção do visto e forneceremos aos alunos matriculados e confirmados na turma, carta de apresentação para o Consulado, caso necessário.

5. Como será feita a locomoção entre Columbus (chegada dos vôos) e Athens (cidade onde está localizada a OHIO)? Será disponibilizado pela Ohio University, traslado de cortesia de ida e volta entre o aeroporto em Columbus e a Ohio University, em um horário pré-determinado no início e no final do programa. Por ocasião da viagem, a coordenação passará estes horários aos participantes. Caso o aluno opte por este traslado, deverá estar presente no local de embarque em tempo hábil. No caso de não optar pelo mesmo, ou não ser possível sua presença em tempo hábil, a alternativa mais viável é a utilização de táxis, que tem um custo estimado de U$ 200,00 o trajeto. Este traslado é de responsabilidade do participante.

6. Como será a hospedagem em OHIO? Dentro do campus da Universidade, em hotel ou alojamento, em apartamentos duplos.

7. As aulas terão tradução simultânea? E o material didático? terá alguma avaliação? As aulas terão tradução simultânea inglês x português x inglês. O material didático, em sua grande maioria será em inglês, disponibilizado pela Ohio University, quando da chegada em Ohio. Ficará a critério da coordenação aplicar um ‘’paper’’ ou outro tipo de avaliação. Aos alunos que tiverem feito MBA na FGV, será necessária a entrega e aprovação no TCCI, para que o mesmo possa receber o certificado de MBA Executivo Internacional.

8. Quais despesas estão inclusas? Estão inclusas as despesas com hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, seguro viagem, material didático, tradução simultânea e demais despesas inerentes ao programa, conforme contrato e regulamento. Não estão inclusas despesas com passagens aéreas nacionais e internacionais, traslados terrestres, taxas alfandegárias e de embarque, documentação (passaporte, vistos e identidade), despesas particulares como serviços de lavanderia, telefonemas, gorjetas, passeios opcionais, alimentação (realizadas fora dos locais e horários previstos), serviços médico-hospitalares e farmacêuticos não previsto no seguro saúde, e outras, a menos que estejam mencionadas como inclusas na programação.

CERTIFICAÇÃO

Será concedido pela Ohio University / Voinovich School um certificado inerente ao programa, aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no curso.